Casamentos

Santa Maria de Jetibá

Casamento Marcia e Thiago

             CASAMENTO POMERANO 


O ritual do casamento pode começar meses ou até anos antes da festa, com a engorda de animais e o  cultivo e aquisição dos ingredientes para as festividades do casamento  que acontecem durante dois dias consecutivos ( sexta e sábado) com muita comida, musica e diversão.

Entre os descendentes de pomeranos nunca foi costume mandar convites impressos. O convite é feito pessoalmente por um convidador ou mesmo pelos noivos. O ritual de entrega do convite inclui um gole de cachaça seguido de uma colaboração ou não.o Casal faz questão de ir casa em casa para convidar a todos pessoalmente.

Na sexta feira acontece o tradicional quebra-louça e o casamento no civil. Algumas noivas para manterem ainda mais a tradição usam um vestido preto para a noite de quebra-loucas.

 No ritual do Quebra-Louça, faz-se muito barulho com gritos animando a todos. Quebram-se  as louças de porcelana enquanto sao ditas  algumas palavras  de sorte e conselhos para os noivos, as louças são atiradas ao chão. Quanto mais pedaços de louça mais sorte aos noivos.

A cerimonia em si não se difere de outras cerimonias religiosas.

Os convidados na festa são recebidos ao toque de concertina.

Depois do jantar acontece a dança dos noivos. Nessa dança os convidados pagam um valor para dançar com os noivos. Tudo isso acontece ao som da concertina e grito dos copeiros que são os responsáveis por animar a dança com gritos e trazer os convidados até o salão.

Durante a festa é servido muitas variedades de pães, biscoitos, bolos e linguiça.